História e Canavial |

CAT | Mulheres

mar/10

14

Março, mês das mulheres

 MARÇO, O MÊS DAS MULHERES.

Mulheres em fábrica de tecidos

Mulheres em fábrica de tecidos

Severino Vicente da Silva

 

Em nossa tradição de povo dedicado à agricultura o mês de março é sempre dedicado ao louvor a São José; uma espécie de guardião das lavouras, que cuida de enviar as chuvas as chuvas que terminam o verão e garantem o crescimento do milho que cresce junto com o feijão, para a safra do mês de junho. Mas, nos dias de hoje, mesmo na Zona da Mata Norte, a maior parte da população não mora mais no interior. Como se diz, quase todo mundo se mudou para “a rua”, ou seja, para a sede do município ou distrito. Essa situação em nossa região está muito ligada ao aumento do plantio da cana para as usinas, e aconteceu de 1950 para cá. Mas em outros lugares do mundo, essa mudança do povo para cidade vem ocorrendo a mais de duzentos anos. E uma das conseqüências disso é que as mulheres, que sempre trabalharam muito nas casas, cuidando das crianças e do conforto dos seus maridos, além de serem trabalhadoras na agricultura, passaram a trabalhar nas fábricas, especialmente nas fábricas de tecidos. E nas fábricas eram continuaram sendo exploradas, como também são explorados os homens. Ainda hoje as mulheres recebem menos salário do que os homens pelo mesmo tipo de trabalho.

Meus amigos, a gente nunca pode saber do que a maldade, ambição e a ganância dos seres humanos é capaz de fazer! Escutem essa história que vou contar:

Nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, no ano de 1857, em uma dessas fábricas que empregavam mulheres porque era mais barato que empregar homens, as trabalhadoras fizeram uma greve para terem melhoria de seus salários, limite de horas no trabalho. Pois bem, os donos da fábrica preferiram tocar fogo na fábrica com as mulheres dentro do que atender aquelas reivindicações. Cento e vinte e nove morreram queimadas. Era o dia 8 do mês de março.

Neste ano de 2010 faz cem anos que o dia 8 de março é dedicado às mulheres, ou melhor, é um dia para a gente se lembrar do trabalho de todas as mulheres e se comprometer a respeitar todas as mulheres.

O Programa Canavial convida a todos os seus ouvintes a, durante todo o mês de março, sempre lembrar a bravuras das nossas mulheres, as que trabalham na agricultura, as que trabalham nos escritórios, as que trabalham nas escolas, as que trabalham varrendo as ruas e, quando chegam em casa, ainda têm que varrer a casa.

Neste Mês de março, vamos cuidar de acabar com a exploração das mulheres e de todos os seres humanos.

 

Editorial 57  Para o Programa Canavial dos dias 12 e 13 de março de 2010

No tags

Theme Design by devolux.nh2.me