História e Canavial |

mai/10

27

A Lei da Ficha Limpa

 

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 66

DIAS 21 e 22 DE MAIO 2010.

 

A LEI DA FICHA LIMPA

Severino Vicente da Silva

Caros ouvintes,

 

Nesta tarde nossa conversa, mais uma vez, sobre a criação de nossa democracia. A democracia é uma maneira de um povo ser governado por ele mesmo. No caso do Brasil, o povo se governa através de algumas pessoas que ele elegeu para representá-lo nas câmaras de vereadores, nas Assembléias Legislativas Estaduais e no Congresso Nacional, que é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Além de escolher pelo voto os vereadores, os deputados e os senadores, o povo escolhe também os seus prefeitos, os governadores e o presidente da República. E isso é muito importante, mas não é tudo.

O povo se governa acompanhando o trabalho dessas pessoas que ele elegeu, porque, pelo voto, o povo entregou uma procuração para que os eleitos tomassem algumas decisões em nome do povo. E atenção: as decisões devem ser em nome do povo e não contra o povo, contra os interesses dos eleitores. Mas o eleitor deve acompanhar aqueles que se oferecem para exercer os cargos públicos; o cidadão eleitor deve procurar saber qual é a conduta deles, se eles são bons cidadãos, ou se estão querendo assumir cargos políticos apenas para tirar benefícios para si e para seus amigos mais próximos.

Uma das frases horríveis que a gente escuta dizer em quase todas as esquinas é que “todo político calça 44 e é ladrão”. Não é bem assim. Tem muitos políticos honestos. A gente sabe que tem políticos que se dedicam ao povo e não são corruptos; mas a gente sabe que também tem os que roubam. Mas, atenção: esses que roubam só estão lá porque foram escolhidos pelos eleitores. É que as pessoas não procuraram saber direito quais as intenções deles, tem gente que vota sem saber em quem, e termina votando em candidato desonesto.

Pois bem. Para diminuir o número de políticos ruins, mais de dois milhões de eleitores brasileiros pediram, por escrito, para que fosse criada uma lei que não permitisse que uma pessoa condenada na justiça pudesse ser candidato em eleições. Mesmo sem muita querência, os deputados e os senadores criaram essa lei esta semana: a Lei da Ficha Limpa. Agora só depende da assinatura do atual presidente da república para que essa lei já vogue nesta eleição que vai acontecer em outubro. Assim, a gente já vai ver desaparecer algumas pessoas pararem de ser candidato e enganar o povo.

É assim, com essas ações que nós vamos tornando melhor a nossa democracia.

O Programa Canavial deseja que a Lei da Ficha Policial Limpa, aprovada no Congresso Nacional, seja assinada pelo presidente da república e a gente possa votar em candidatos que são cidadãos honestos.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me