História e Canavial |

jun/10

4

A história da cidade na escola

 Programa Canavial

 

Editorial 68  

A história da cidade na escola

 

Severino Vicente da Silva

Caros ouvintes,

 

Vez por outra escutamos, seja ouvindo rádio, seja acompanhando programas nas emissoras de televisão, que vivemos em um mundo globalizado. O globo terrestre ficou pequeno. O mundo, disse um canadense, virou  uma aldeia, um lugar onde todo mundo se conhece e cada um de nós pode saber o que está acontecendo, em qualquer lugar do mundo. De certa maneira, nós somos vizinhos de Barak Obama e podemos acompanhar um jogo na África do Sul com maiores detalhes do que podemos ter em uma pelada no campo de nossa cidade. Vivemos recebendo informações dos mais distantes lugares e, por essa razão, corremos o risco de não saber o que está acontecendo na esquina de nossa rua.

Centrro de Joanesburgo

Centrro de Joanesburgo

Agora que muitos de nós ficamos esperando o momento de começar os jogos promovidos pela Federação Internacional de Futebol, a Copa do Mundo da FIFA, observamos como, no início da programação, há sempre um resumo sobre a história do lugar onde vai ser realizado o jogo ou sobre os países cujas seleções irão jogar. É assim, nessas conversas, que nós aprendemos história deles. Se ficarmos atentos a essas informações, no final do campeonato saberemos muito mais do que os resultados dos jogos. Mas de tanto ouvir a história dos outros, a gente pode esquecer a da gente. Esse é um dos perigos da globalização.

Bem que a gente poderia utilizar essa técnica de ensino nas nossas escolas. Já pensou se, no início ou durante a aula, os professores sempre dissessem algo sobre a nossa cidade? No final da semana a gente saberia de mais detalhes de nossa cidade. A gente não aprende história apenas na aula de história. Cada professor ao fazer um comentário sobre a cidade está ensinando algo sobre a cidade. Mas para isso, é necessário que cada cidade tenha um livro da história da cidade e que cada professor receba, leia e use esse livro.

um professor uma sala

um professor uma sala

O Programa Canavial hoje quer perguntar a alunos, pais, professores, gestores de escolas, diretores ou secretários de educação e prefeitos: Será que as nossas escolas estão ensinando a história de nossa cidade? Nossa cidade tem um livro sobre as nossas tradições e a nossa história?

 Escrito para os programas dos dias 4 e 5 de junho 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me