História e Canavial |

jun/10

10

                                                PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 69 

 

PONTOS DE CULTURA DA MATA NORTE

 

Severino Vicente da Silva

Caros ouvintes,

Nós temos dito neste PROGRAMA CANAVIAL que a gente pernambucana é bem criativa e sua criatividade sempre busca realizar o maior desejo dos homens: a liberdade de ser. E nós do PROGRAMA CANAVIAL estamos felizes porque novos Pontos de Cultura são reconhecidos na nossa região da Mata Norte.

Na cidade de Goiana, a CURICA, orquestra que tem sido ponto de cultura desde o século XIX, formadora de músicos clássicos e populares, a CURICA representante de importante setor da cidade do herói  Nunes Machado, foi reconhecida como Ponto de Cultura.

Visão do Baldo do Rio - foto de Biu Vicente

Visão do Baldo do Rio - foto de Biu Vicente

Também, ali, na Baldo do Rio da cidade de Goiana, AS PRETINHAS DO CONGO, que desde os anos trinta do século XX vem guardando, mantendo e renovando a cultura brasileira de origem africana, também foi reconhecido como PONTO DE CULTURA. Está de parabéns a cultura goianense por mais essa conquista que se encontra no Pátio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Goiana.

 

E na tradicional Tracunhaém, parte viva da nossa história desde o século XVII, recebeu o reconhecimento do importante PONTO DE CULTURA DA ANDALUZA, bloco que mantém e cultiva uma das mais belas tradições dos carnavais matutos do século XX, contemporâneo dos primeiros maracatus. Hoje O Bloco Andaluza é o único representante desse brinquedo que encantava o carnaval de nossas cidades. Agora, como Ponto de Cultura podemos imaginar o florescimento dessa linda brincadeira.

Além disso, o PROGRAMA CANAVIAL está em festa pois nos dias 11 e 12 de junho está ocorrendo uma Mostra do Festival Canavial no Parque do Carmo, na cidade de Olinda.

 

Editorial escrito para o programa dos dias 11 e 12 de junho de 2010

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me