História e Canavial |

jul/10

9

Nossa Escola, nosso Futuro

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 73

 

NOSSA ESCOLA, NOSSO FUTURO

Prof. Severino Vicente da Silva 

 

Meus amigos,

O Programa Canavial, como faz toda a semana quer conversar um pouco sobre o nosso futuro, pois sempre que conversamos sobre a nossa atual situação, ou mesmo quando conversamos sobre o nosso passado, sempre  estamos visando como será o nosso futuro. morte2be2bvida2bseverina

Houve um tempo em que a maior parte do povo brasileiro  não pensava sobre o futuro porque essa maior parte sabia que ia morrer cedo. E sabia disso porque uma das coisas que mais se fazia antigamente era levar “anjinhos” para o cemitério. Os mais jovens podem perguntar aos mais velhos como era comum a morte de meninos e meninas antes delas completarem um ano de idade. Hoje já vemos mais crianças crescendo, escapando da “morte Severina”, como disse um poeta. Essa é a “morte de velhice antes dos trinta, de bala antes dos vinte e de fome um pouco por dia”. Ele chamava de Morte Severina porque Severino e Severina eram nomes muito comuns aos pobres, por causa de São Severino do Ramo, um santo dos cortadores de cana. Mas, ainda vivemos uma vida que  nos mata logo, porque nos falta muita coisa. E entre essas coisas, está a educação. Tem a educação que a gente recebe na família e a educação que a gente recebe na escola.

Sala de aulaNo mundo em que vivemos é cada vez mais necessário e importante a educação escolar. É essa educação que pode nos garantir emprego, porque é ela que nos ensina a ler, escrever, fazer conta, falar bem e outros conhecimentos que são necessários nas empresas. E por essa razão que a gente não pode mais aceitar que nossos filhos entre e saiam da escola sem saber ler direito, sem saber fazer conta, sem saber escrever uma carta. No mundo de hoje as escolas devem ser de boa qualidade.

Esta semana foi publicado um retrato da qualidade das escolas no Brasil. E esse retrato não é bom. No Brasil, média da qualidade do ensino da 1ª a 5ª série é de 4.6; em Pernambuco essa média é de 4.1, e na Zona da Mata Norte a média da qualidade da escola é de 3.46, contando as escolas públicas e particulares. Esses números querem dizer que nossas escolas precisam melhorar, mas elas só irão melhorar se os pais dos alunos forem mensalmente nas escolas para saber como seus filhos estão se comportando e, se em casas cuidarem para que seus filhos estudem.

foto-de-familia-thumb1812137Claro que além de convidar os pais para ficarem atentos aos estudos dos seus filhos, o PROGRAMA CANAVIAL não esquece de lembrar que os prefeitos, os diretores de escolas e os professores também são responsáveis para melhorar a qualidade de nossas escolas.

 

 

Texto escrito para os programas dos dias 9 E10 de julho de 2010. 

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me