História e Canavial |

jul/10

17

Fazendo o fim da Violência

 

PROGRAMA CANAVIAL 

EDITORIAL 74

 

FAZENDO O FIM DA VIOLÊNCIA

Prof. Severino Vicente da Silva 

Caros Amigos,

 

Faz sessenta e cinco anos que foi criada uma sociedade conhecida como ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, um dos objetivos dela é promover a paz mundial, evitar as guerras, criar condições para que os homens e as mulheres possam viver em paz, tranqüilidade e felizes. Mas esse objetivo não depende unicamente dos que estão no poder, ele depende de cada um de nós, embora os que se destacam e se apresentam para governar devem dar exemplos e orientar os demais.

Para acabarmos com as guerras, com a violência nós podemos começar em nossa casa. Se nós queremos que nossos filhos cresçam sem medo, nós não devemos ensinar a eles terem medo; se nós queremos que nossos filhos cresçam livres, nós devemos ser livres com eles. Nossos filhos não devem crescer apanhando para que nos obedeçam. Toda vez que nós batemos em nossos filhos, nós estamos ensinando a eles serem violentos e a resolverem seus problemas com violência. E o pior acontece quando fazemos isso na frente dos outros: aí estamos humilhando, os tratando como animais. Aí eles vão sentir raiva, rancor e vão querer se vingar. E vão bater nos irmãos menores e depois vão brigar na escola, na rua. Como fazem os cachorros e todos os animais que não possuem cérebro para pensar, boca para falar mãos para fazer carinhos. Quando um homem ou uma mulher usa a sua mão para bater e fazer alguém sofrer uma humilhação, essa pessoa está transformando a mão de proteger em uma garra para ferir.

Seguindo a orientação da Organização das Nações Unidas, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, esta semana enviou um Projeto de Lei tornando crime o uso de violência contra crianças e adolescentes, mesmo que seja com a desculpa de que para educação. Educar batendo é educar para a violência, é educar para a escravidão. Pais, Mães, professores, professoras, agentes educadores não podem usar violência para ensinar. A educação deve ser feita sempre com o diálogo, com a força moral, e jamais com o uso da força física.

O PROGRAMA CANAVIAL alegra-se com a iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e convida a todos os pais e educadores da Zona da Mata para acabar com a violência na região começando por nossas casas e nossas escolas.

 

Editorial Escrito para os progamas dos dias 16 E 17  de julho de 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me