História e Canavial |

jul/10

23

SOLIDARIEDADE E REPLANTIO DAS MATAS CILIARES

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 75

SOLIDARIEDADE E REPLANTIO DAS MATAS CILIARES

Severino Vicente da Silva

Caros amigos,

Faz pouco mais de um mês que ocorreram fortes chuvas e o nível de alguns rios subiram e as águas atingiram casas de pessoas, algumas  nossas conhecidas, outras que nós nem mesmo sabíamos de sua existência. As suas casas estavam construídas muito próximas do leito dos rios. Por causa disso até mesmo escutamos algumas pessoas dizerem que eles não deviam ter construído as casas naquele lugar.

Rio sem mata ciliar

Rio sem mata ciliar

Entretanto, nós sabemos que as famílias que construíram suas casas naquele lugar vieram dos sítios dos antigos engenhos e, não tinham dinheiro para comprar terrenos em outros lugares. Nós sabemos que a terra custa muito caro e os pobres não podem comprar terras em boa localização. É por isso que as águas das enchentes dos rios atingem principalmente os mais pobres, os que já sofrem muito.

As forças da natureza, como a chuva, o vento, as enchentes não são as causadoras do sofrimento, mas o sofrimento dos homens e das mulheres é resultado de ações de outros homens e mulheres. As forças da natureza apenas tornam a miséria maior.

Solidariedade

Solidariedade

Mas nós vimos que, na hora do maior sofrimento, foram muitas as pessoas que saíram de suas casas para ajudar os que tiveram as casas invadidas pelas águas; nós vimos que muitos recolheram alimentos, roupas, material de limpeza para dar a que estava em extrema necessidade. A isso nós chamamos de solidariedade, de dividir o que se tem para diminuir a dor de quem está sofrendo.

Agora que as águas baixaram, nós não podemos deixar de ser solidários. Ainda tem gente que está precisando de ajuda. Mas nós podemos ajudar a evitar, não as enchentes, pois elas são da natureza, mas podemos evitar o sofrimento que as enchentes causam. Uma maneira é verificar se no nosso município vão ser replantadas as matas que existiam perto dos rios, pois essas matas diminuem a força das enchentes.

Rio com mata ciliar

Rio com mata ciliar

Hoje, O PROGRAMA CANAVIAL quer lembrar que cada um de nós, cidadão das cidades da Mata Norte é responsável pela política de reflorestamento. O PROGRAMA CANAVIAL deseja que as autoridades da Região da Mata Norte promovam o replantio das matas ciliares, as matas das margens dos rios, que sejam diminuídos os sofrimentos causados pelas enchentes.

Texto escrito para os programas dos dias 23 e 24 de julho de 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me