História e Canavial |

jul/10

29

Agricultura – Agricultores

 

PROGRAMA CANAVIAL 

AGRICULTURA – AGRICULTORES

Severino Vicente da Silva

Caros amigos,

Faz pouco mais de quinhentos anos que as terras de Pernambuco eram ocupadas por homens e mulheres que conheciam pouco da agricultura, mas os nossos antepassados indígenas já estavam praticando o processo do cultivo da mandioca e do algodão. Foi quando os portugueses chegaram e, pensando no interesse de aumentar a riqueza de Portugal, resolveram que, mesmo sendo uma terra boa para plantar qualquer tipo de vegetal, passaram a plantar principalmente a cana de açúcar.

Caminho no canavial

Caminho no canavial

 

 

 

 

 

 

 

Aqui havia muitas plantas, como a goiabeira, pitangueira, cajueiros, jabuticabeiras, umbuzeiro, e muitas outras arvores frutíferas trazidas do Oriente, como e o caso da mangueira, da jaqueira, ou vindo de outra parte da America, que e o caso do abacateiro. Era muito comum a gente encontrar essas arvores que formavam belos sítios e pomares em nossa região. O plantio da cana para produzir o açúcar para o consumo na Europa, trouxe também os africanos para fazer o trabalho de cultivar a cana e fazer os engenhos funcionarem, isso porque houve uma grande matança dos índios que lutaram para defender as suas terras e os seus costumes. Mas mesmo no tempo da escravidão havia homens e mulheres livres trabalhando nas terras, vivendo nos sítios, plantando mandioca, macaxeira, milho, cuidando dos animais que eram usados nos engenhos. Essas pessoas que trabalham na terra são os agricultores, os cultivadores da terra, os que sabem a cultura da terra.

Agricultor familiar

Agricultor familiar

A agricultora e uma atividade familiar e a agricultura familiar garante mais emprego do que a agricultura industrial, que e a agricultura da cana feita pelas usinas, ou pelas grandes empresas. Enquanto a agricultura empresarial emprega uma pessoa a cada 60 hectares, ela necessita de apenas nove hectares para gerar o mesmo emprego. Com o avanço dos canaviais para atender a necessidade da produção do açúcar e do álcool, a agricultura familiar tem diminuído e aumentado o numero de habitantes nas pontas de ruas de nossa cidade.

Pirraia e Zeca - Terno do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

Pirraia e Zeca - Terno do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

O Programa Canavial nessa nossa conversa de hoje esta comemorando o Dia do Agricultor, o dia 29 de julho. São esses agricultores de nossa região que, alem de cultivar os alimentos para o nosso corpo, criam a cultura que e o alimento de nossa alma.

 Para os programas dos dias 30 e 31 de julho de 2010

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me