História e Canavial |

ago/10

5

Pensando o Dia dos Pais

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 77

 

Pensando o Dia dos Pais

Severino Vicente da Silva

 

Meus amigos

Neste final de semana estaremos celebrando o Dia dos Pais. Embora o pai seja muito importante, essa data não é tão comemorada quanto do Dia das Mães, e a gente bem que pode se perguntar  de tentar entender qual a razão disso.

Dizem que nossa sociedade é patriarcal, ou seja, é uma sociedade em que o pai parece ter muita autoridade e poder. Entretanto, nesse programa de Bolsa Família, ficou decidido que o dinheiro não deveria ser entregue ao pai da família e sim à mãe. Uma das razões dessa decisão, é que os pais quando recebiam essa ajuda, primeiro iam tomar cachaça e jogar e, só levavam para casa o dinheiro que sobrava.  Se é que sobrava algum dinheiro. O pai que devia ser o protetor dos filhos, das filhas e da sua esposa que é a mãe de seus filhos, chegava em casa sem dinheiro e, sob o efeito da bebida, violento. E muitas vezes os pais abandonaram seus filhos que cresceram apenas com o amor da mãe. Claro que nem todo pai é desse jeito, mas talvez seja por isso que muitos pais não provocavam o amor dos filhos, mas o temor, o medo. E essa imagem foi se fixando na memória dos filhos e, lamentavelmente, os meninos quando crescem e pensam que já são homens e começam a agir como os seus pais ou os homens mais velhos. Era o exemplo que eles têm. Não é sem razão que o Dia dos Pais tenha menos celebração do que os outros dias. Mas a gente pode mudar isso. Os seres humanos são os únicos seres que podem mudar a realidade.

Meus amigos, às vezes penso que foi o tempo da escravidão que criou a cultura do marido e do pai violento; essa escravidão que os pais dos nossos bisavôs e nossas bisavós sofreram deixou marcas profundas em nossa cultura. Essa herança de violência e de achar que um homem deve ser sempre “brabo” e brigão é uma herança ruim. E essa herança que faz os filhos e as filhas terem medo do seu pai. Mas essa herança a gente não que ver continuar.

Um pai e sua família - foto de Biu Vicente

Um pai e sua família - foto de Biu Vicente

 

Neste final de semana que prepara a celebração para o dia dos Pais, O PROGRAMA CANAVIAL deseja que todos os pais procurem o abraço de seus filhos e deseja também que os pais sejam mais amorosos e carinhosos com os seus filhos e com a mãe de seus filhos.

FELIZ DIA DOS PAIS, para os pais e para os filhos.

 

 

 

 Editorial para os programas dos dias 06 e 07 de agosto de 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me