História e Canavial |

ago/10

20

NOSSA PERSONALIDADE CULTURAL

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 78

NOSSA PERSONALIDADE CULTURAL

Severino Vicente da silva

Meus amigos,

Neste mês de agosto, as nossas escolas costumam fazem algumas atividades que pretendem lembrar aos jovens a importância da cultura.  O mês de agosto é o mês da cultura, o mês da memória e das tradições. bola-de-gude-historiaÉ uma oportunidade para que sejam lembradas as brincadeiras do tempo da infância, pesquisar as histórias dessas brincadeiras; lembrar as danças e a história das danças, comidas, modos de fazer e usar as coisas no nosso dia a dia. Tudo isso é cultura. Mas porque temos um mês da cultura?

Cultura é tudo que nós, os seres humanos, criamos. O jeito de falar, de criar os filhos, a maneira de sentar, o modo de construir casas, de fazer festas. Cada povo, cada sociedade faz as mesmas coisas e, se a gente prestar bem atenção, a gente nota que, embora seja parecido, cada povo faz isso de maneira diferente. Essa maneira de fazer as coisas e de viver as emoções da vida é que caracteriza um povo. Essa é a sua cultura, ou seja, aquilo que o faz diferente de outro povo, doutra sociedade. A cultura de um povo, de uma cidade, de um país ou nação, é a sua personalidade, o seu caráter que foi formado ao longo da história.

Quantas vezes nós ouvimos, ou dizemos de algum conhecido, que está sempre mudando de opinião, que ele não tem personalidade. É uma crítica terrível, porque a gente está dizendo que aquela pessoa não presta atenção naquilo que diz nem naquilo que faz, até parece que não tem juízo, que perdeu o sentido da sua vida. Parece uma biruta, vai para onde o vento sopra, um “Maria vai com as outras”.  Assim é com o povo que não cuida de sua cultura: pode perder a sua personalidade, o sentido de sua existência.

Essa é uma das razões que as escolas e todos nós lembramos que o mês de agosto é o mês de pensar: nossa cidade está cuidando de sua cultura ou está ficando uma cidade biruta que vai para onde a onda do momento sopra.

Brincando de roda

Brincando de roda

O PROGRAMA CANAVIAL deseja que todos nós, crianças, jovens, adultos, professores, prefeitos, vereadores, vendedores, comerciantes, agricultores, todos nós cuidemos da cultura de nossa cidade, da personalidade de nossa cidade.

 Editorial dos programas dos dias 13 e 14 de agosto de 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me