História e Canavial |

ago/10

23

MÊS DA CULTURA

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 79

MÊS DA CULTURA

Severino Vicente da Silva

 

Meus amigos,

Estamos celebrando, em todo este mês a Cultura. Houve um tempo que se dizia o Mês do Folclore, o dos costumes do povo. Antigamente não se dizia que o povo tem cultura, dizia-se que o “povo tem costume”. Se alguém quisesse ter cultura tinha que ir para a escola, estudar. A cultura, diziam se aprende nos livros.

Atividade na Biblioteca Mestre Batista no Ponto de Leitura Estrla de Ouro de Aliança - foto de Biu Vicente

Atividade na Biblioteca Mestre Batista no Ponto de Leitura Estrela de Ouro de Aliança - foto de Biu Vicente

Acontece que quase nunca havia escolas e, nas poucas escolas que existiam, não havia biblioteca, ou seja, um lugar onde os livros ficam guardados esperando que as pessoas cheguem para tomá-los, lê-los, depois trazer de volta, dando oportunidade para que outras pessoas também tenham a possibilidade de ler a cultura que está no livro.

Mas a cultura não está só no livro, porque tudo que a gente faz é cultura. O jeito de fritar um ovo é cultura, da mesma forma que tocar “poica” ou violino, lavar os pratos e ter um sanitário decente também é cultura. São formas diferentes de cultura.

Meus amigos, nos livros a gente encontra um tipo de cultura. É lamentável que ainda haja muitas pessoas no Brasil que não sabem ler, e que por isso não acham que livros sejam importantes. É uma pena que a maioria das casas brasileiras não possua livros, mas isso é porque muita casa também não um banheiro decente e as cidades não possuem sistema de esgoto. Sim, ter um sistema de esgoto mostra que a cidade tem certo tipo de cultura. Vejam que interessante e lamentável: nas nossas cidades, a maioria dos bairros que não possue redes esgoto, e também não tem bibliotecas. Isso quer dizer que precisamos melhorar em muito o nosso nível cultural. Se as nossas cidades forem mais bem servidas esgotos vai diminuir o número de doenças; se as nossas cidades possuírem mais bibliotecas, as crianças, os jovens e adultos poderão desenvolver o gosto da leitura e isso irá melhorar a qualidade de nossas conversas.

Para terminar essa conversa de hoje, o PROGRAMA CANAVIAL pergunta: Será que alguém já ouviu algum desses candidatos que querem ser eleitos nessa eleição de outubro dizer, alguma vez, a palavra Biblioteca?

Alegria da leitura - Ponto de Leitura Estrela de Ouro - foto de Biu Vicente

Alegria da leitura - Ponto de Leitura Estrela de Ouro - foto de Biu Vicente

O PROGRAMA CANAVIAL quer lembrar que quem defende a cultura tem que pensar em bibliotecas em cada bairro de uma cidade.

 

Texto escrito para os programas  dos dias 20 e 21 de agosto de 2010

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me