História e Canavial |

set/10

3

Nossa Independência, Nosso Aniversário

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 81

 

NOSSA INDEPENDÊNCIA, NOSSO ANIVERSÁRIO

Severino Vicente da Silva

 

Meus amigos,

Muitas vezes a vida parece como um círculo, uma volta constante que nos dá a impressão de estarmos sempre fazendo as mesmas coisas e, no entanto, a vida é sempre diferente. Todos os dias o sol põe fim à noite, nos tira do sono e saímos para nosso trabalho e parece que estamos a fazer as mesmas coisas, mas nós sabemos que cada dia é diferente daqueles que já vivemos. É muito comum que, a cada ano, reunamos alguns amigos e conhecidos para festejar o nosso aniversário, lembrar o dia em que nascemos. Na festa de nosso aniversário, nós comemoramos também tudo o que já vivemos, as coisas que nós criamos ao longo de nossas vidas. Talvez a nossa vida não tenha sido somente de alegrias, mas bem que nós ficamos felizes por todas as coisas que já fizemos e nossos amigos desejam que tenhamos muitos anos de vida.

Desfile de 7 de setembro de 2008 em Chã de Camará - foto de Ederlan Fábio

Desfile de 7 de setembro de 2008 em Chã de Camará - foto de Ederlan Fábio

Meus amigos, nesta semana nós estamos celebrando o aniversário do Estado Brasileiro, nós estamos celebrando a nossa separação de Portugal, é o aniversário do Brasil. E essa festa acontece todos os anos no dia Sete de Setembro.

Mas o que é o Brasil? Quem é o Brasil?

O Brasil é formado por uma população de quase duzentos milhões de pessoas, e elas vivem em um território de cerca de oito milhões de quilômetros quadrados. Essa é uma maneira de dizer quem é o aniversariante do dia Sete de Setembro. Também a gente pode dizer que o Brasil é um povo que continua a se formar, pois ainda não cresceu tudo o que pode; que tem uma história muito bonita e que vem se tornando cada vez mais bonita. É uma história cheia de lutas para que a vida venha se tornando melhor a cada ano, porque os brasileiros do passado lutaram para acabar com o trabalho escravo, muitos brasileiros do passado abriram as estradas nas quais andamos hoje, e todos nós sabemos que o Brasil não começou hoje nem da vontade de um homem só.

Cumpadre Zé - foto de ederlan Fábio

Cumpadre Zé - foto de ederlan Fábio

No aniversário do Brasil, no dia Sete de Setembro, nós cantamos o Hino Nacional em homenagem a todos os que viveram nos campos de agricultura, cuidaram das boiadas, construíram barcaças, pontes, túneis, derrubaram árvores, plantaram cana, criaram o Maracatu, o Frevo, o Samba. O Brasil não começou hoje, nem ninguém sozinho começou o Brasil. No dia Sete de Setembro nós comemoramos a construção coletiva do Brasil.

Meus amigos, o PROGRAMA CANAVIAL deseja que o Brasil, que é cada um de nós e todos nós juntos, tenha muitos anos de vida, e que a festa de nosso aniversário seja cada ano mais bonita e alegre.

 

 FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

 

Bumba meu boi

Bumba meu boi

 

 

 

 

 

 

 

Escrito para os para os programas dos dias 4 e 5 de setembro de 2010

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me