História e Canavial |

jan/10

29

Cinqüenta e duas semanas do Programa Canavial

CINQUENTA E DUAS SEMANAS DO PROGRAMA CANAVIAL
Severino Vicente da Silva

Caros amigos

Neste programa estamos festejando um ano de atividades, ou seja, são 52 encontros semanais nos quais conversamos sobre temas diversos, todos relacionados com a realidade e o cotidiano do povo da Mata, especialmente a Mata Norte. Nessas 52 e duas semanas conversamos com pessoas de nossa cidade, gente que, como você, está construindo a possibilidade de uma vida melhor para os que vivem em nossa cidade. Aqui nós entrevistamos artistas locais: artesões, músicos, cantadores, cantores, mestres em suas modalidades e seus ofícios. Também, nesse nosso encontro semanal nós ouvimos muitos artistas que produzem músicas que cultivam as nossas tradições, as nossas raízes culturais. Conversamos sobre os problemas que afetam a nossa vida, coisas como limpeza das ruas, qualidade do ensino nas escolas freqüentadas por nossos filhos, amigos e por nós mesmos.

Este Programa Canavial procurou ser, neste ano que completa hoje, um lugar da construção de nossa cidadania. Aqui louvamos o trabalhador e o resultado de seu trabalho, mas chamamos atenção daqueles que são responsáveis por encaminhar iniciativas que tornem possível a felicidade de todos os habitantes de nossa cidade e das cidades vizinhas, pois sabemos que só o trabalho coletivo, solidário e comunitário é capaz de criar essas condições de felicidades, de alegria e confiança no futuro.

Amigos, o Programa Canavial continuará, neste novo ano de atividade, a incentivar cada um dos habitantes da Zona da Mata Norte a procurar novas formas de organização, novas maneiras de melhorar nossas vidas. E começamos a lembrar que estamos no mês do nosso carnaval, do momento em que o povo vai às ruas para mostrar a sua alegria de estar vivo e de viver. Este é o momento de nossas agremiações, nossos blocos, nossos Maracatus, nossos Caboclinhos, nos Bois de Carnaval, receberem um carinho especial de nossos prefeitos. As agendas carnavalescas de nossas cidades devem dar prioridades à nossas manifestações culturais locais, para que recebamos com alegria os nossos visitantes. Ao mesmo tempo, devemos nos lembrar de nos preparar para receber bem aqueles que chegarem à nossa cidade para conosco brincar o nosso carnaval.

Obrigado a todos que neste ano nos acompanharam e esperamos estar juntos nas próximas 52 semanas.

No tags

3 comments

  • Marty Dickerson · 29 de maio de 2010 às 9:25

    If only more than 63 people could read about this..

  • Shirley Hogan · 30 de maio de 2010 às 16:13

    You have done it once more! Amazing writing!

  • Tommie Colvin · 31 de maio de 2010 às 18:41

    If only more than 18 people could hear this.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me