História e Canavial |

mar/11

10

NOSSO CARNAVAL

PROGRAMA CANAVIAL

EDITORIAL 108

NOSSO CARNAVAL

Severino Vicente da Silva

Meus amigos,

Passaram os três dias de carnaval e brincamos em todas as nossas cidades: o Zé Pereira alegrou a noite do sábado em Vicência que, na terça feira, dia 8, fez um belo desfile homenageando as mulheres no seu Dia Internacional. Aliança fez as honras à dona Ma ria Janira da Silva, uma das mais antigas animadoras do carnaval da cidade e, como sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco promoveu um belo carnaval. Goiana, com seus caboclinhos, as Pretinhas – do Baldo do Rio e de Carne de Vaca -, Maracatus teve a alegria de ver as orquestras retornarem às ruas acompanhando blocos como o As Insaciáveis. Timbaúba mais uma vez colocou os Bois no belo desfile que acontece todos os anos. Palcos com artistas locais e com convidados marcaram todas as nossas cidades.

Nazaré da Mata promoveu um dos mais belos carnavais com o tradicional Encontro de Maracatus, na sua 13ª terceira edição e seus blocos. O palco da catedral recebeu artistas locais e outros que visitaram a cidade. Momento especial foi Elba Ramalho louvando a Senhora de Nazaré com toda Praça da Catedral a cantar com ela. E a Praça Herculano Bandeira passou a ser chamada de Praça do Frevo, com as orquestras Pau de Corda, Capa Bode, Revoltosa mantinham a tradição de ouvir, cantar e dançar o passo, enquanto recebiam orquestra como a Orquestra Popular do Recife, liderada pelo Maestro Formiga.

Fizemos um lindo carnaval, fonte de alegria para os muitos turistas que visitaram nossas cidades, e de estudos para pesquisadores que se surpreendem com a vitalidade de nossas tradições.

O Programa Canavial a todos parabeniza e tem certeza que no próximo teremos mais e, nossas prefeituras estarão mais atentas para receber mais turistas, mais visitantes, mais foliões.  

 

Para os dias 11 e 12 de Março de 2011.

· ·

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me