História e Canavial |

jun/11

10

Festival Canavial 2010 – Etapa Aliança

 
Festival Canavial 2010 – Etapa–Aliança movimenta o município da Mata Norte, no período pré-São João.

 

 

Aliança, distante 86 km da capital pernambucana, viverá o período que antecede o São João diferenciado, com opções interessantes para turistas, moradores da região e para quem quer se dividir entre o habitual arrasta pé junino, onde quem reina em absoluto é a sanfona, com outras alternativas culturais e de lazer.

 

Enquanto muitas cidades já convivem com forró e ensaios de quadrilhas, o município, apontado como um dos mais importantes berços da cultura popular do nosso Estado e que tem como marca pessoal antigos engenhos espalhados por toda área rural, os quais acolhem alguns grupos culturais, como sede; expressões culturais com perfil único como o maracatu de baque solto,   receberá, desta  próxima segunda (dia 13) a sábado que vem (dia 18), atividades culturais variadas e  exclusivamente da Zona da Mata Norte do Estado.

 

No período, serão movimentados em Aliança, shows, apresentações de coco, maracatu, caboclinhos e até de zabumba, além da realização de oficinas de estudo, etc.  Trata-se da segunda etapa do já consolidado Festival Canavial, realizado anualmente  e que, ano passado, aconteceu entre 19 de novembro e 4 de dezembro. Agora, chega aquela região com a Etapa – Aliança. Os interessados em cultura popular podem ainda, durante o festival, participarem de oficinas de maracatu, com os reconhecidos Mestres Zé Duda e Luiz Caboclo do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, e de caboclinhos, com o Mestre Neilton do Cabolinho Índios Tabajarás de Goiana. Estudantes, produtores culturais e pesquisadores de atividades culturais geralmente se integram a essas oficinas.

 

As inscrições são gratuitas. Para se inscrever basta entrar em contato através do e-mail wanessakgsantos@yahoo.com.br. Na quinta-feira, dia 17, serão movimentadas os seminários Políticas Culturais e Pontos de Cultura.

Segundo Afonso Oliveira, produtor cultural à frente do Festival Canavial, a iniciativa reúne grupos culturais que atuam na Zona da Mata Norte anualmente e, a cada edição, contemplam cidades diferentes. As últimas foram Tracunhaém, Condado, Vicência e Nazaré da Mata. “É importante para estes municípios a preservação de suas raízes, da cultura popular”, diz ele, lembrando que a produção cultura está em constante movimento e que o festival congrega, entre os produtores, mestres e estudantes. “Estes  aprendem ainda como desenvolver novas idéias”, conclui Oliveira.

 

Além das oficinas de caboclinho e maracatu, o programa de encerramento conta, neste sábado (18), a partir das 20h, com apresentações culturais que reunirão, de uma só vez mostras de Coco Raízes de Arcoverde; Coco Popular de Aliança; Caboclinho Tapuia Canindé de Goiana; Maracatu Coração Nazareno; Maracatu Águia Dourada de Buenos Aires; Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e Ítalo Pay e a Zabumba.

 

Toda a programação acontecerá no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, localizado no Sítio Chã de Camará, na rodovia PE-62 (próximo a entrada de Upatininga). O Festival tem o patrocínio do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Aliança.

 

ALIANÇA – A cidade de Aliança tem raízes fortes com a cultura popular. No município fica a sede da Associação de Maracatus de Baque Solto, localizado no centro da cidade e o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, no sítio Chã de Camará, distante 13Km do centro. No Ponto de Cultura Estrela de Ouro encontra-se a sede dos grupos Maracatu Estrela de Ouro, Cavalo Marinho Mestre Batista, Coco Popular de Aliança e a Ciranda Rosa de Ouro. Os grupos têm as lideranças dos Mestres Zé Duda, Luiz Caboclo e Mariano Telles. A Biblioteca Mestre Batista e o Projeto Leitura no Ponto são atividades importantes no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, além das Festas de Terreiro e do Festival Canavial. O Maracatu Estrela de Ouro em 2009 recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura e a Presidência da República.

 

SERVIÇO:

FESTIVAL CANAVIAL EM ALIANÇA

CONTATOS:

Afonso Oliveira – coordenador do Festival Canavial: 9657.3092

DIVULGAÇÃO:

SL Comunicação & Marketing – 3423.0814

Heliane Rosenthal – 9974.4611Sonia Lopes – 9976.0342

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me