História e Canavial |

mar/10

7

Data magna de Pernambuco

 

Bandeira da Revolução de 1817

Bandeira da Revolução de 1817

PROGRAMA CANAVIAL

 

 

 

06 de março

Severino Vicente da Silva

 

            Há um feriado em Pernambuco que temos dificuldade em celebrar. Apesar de nosso orgulho em “ser pernambucano”, nós damos pouca importância para esta data que é considerada a Data Magna de Pernambuco. No Recife, sobre o Rio Capibaribe há uma ponte com o nome Seis de Março, mas todos se referem a ela como sendo a Ponte Velha. As cidades fazem grandes festas no dia em que foram emancipadas, mas nenhuma festeja a Data Magna de Pernambuco, o dia Seis de Março. As nossas escolas, será que elas fazem alguma celebração, será que os professores pedem que os alunos pesquisem a razão de ser o dia Seis de Março, a Data Magna de Pernambuco?

 

            Amigos da Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste dia Seis de Março, o Programa Canavial quer lembrar a data em que o povo de Pernambuco, cansado do descaso do governo de Dom João I para com o Norte, no ano de 1817, proclamou a República e recebeu o apoio das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará. Esse movimento que se proclamou uma República, ficou conhecido como A Revolução Pernambucana, mas também é chamada de Revolução dos Padres, por que entre os seus líderes estavam o Vigário Tenório, o Padre Miguelinho, o Padre João Ribeiro e muitos outros padres e seminaristas, entre eles Frei Caneca. A bandeira dessa revolução é que dá a origem da atual bandeira de Pernambuco.

 

            A participação da nossa região nessa revolução que estabeleceu a liberdade de imprensa e de religião começou alguns anos antes. É que na cidade de Itambé funcionava uma sociedade com o nome de Areópago, fundada pelo padre Manuel de Arruda Câmara. Essa sociedade fazia propaganda das idéias de liberdade e de independência. Essa data Seis de Março é muito importante para a nossa região, a terra dos Caboclos de Lança.

 

            O Programa Canavial celebra com todos os pernambucanos a Revolução de 1817, o início da independência do Brasil.

 

 Editorial escrito para os programas dos dias 5 e 6 de março de 2000.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me