História e Canavial |

abr/10

8

Feliz Páscoa

FELIZ PÁSCOA

Bumba meu boi - festa da alegria

Bumba meu boi - festa da alegria

Severino Vicente da Silva

 

Caros amigos

 

 

 

 

Por mais um ano, a ação Nação Cultural do governo de Pernambuco teve início na cidade de Goiana, lugar que serve de síntese das muitas culturas que foram criadas na Mata Norte e que hoje são consideradas Patrimônio Cultural pernambucano. Não que elas todas tenham recebido oficialmente esse tipo de comenda, de homenagem, pois isso não é necessário. Todas as manifestações criadas pelo povo da Mata Norte são patrimônio porque elas vieram de todos os nossos pais e formam a nossa pátria mais próxima.

Patrimônio é toda a herança que nossos pais nos deixam e fazem parte da riqueza de nossa família. Nossos pais, os nossos avós e bisavós receberam algumas tradições de seus pais, avós e bisavós e, juntaram essa herança com as experiências que foram tendo, especialmente a partir da segunda metade do século XIX e no início do século XX, e recriaram essa herança fazendo nascer maracatus, bumba meu boi, cavalo marinho, caboclinhos, mamulengos, cocos, cirandas, orquestras, retretas, e tantas coisas que, de tão bonitas e de tanto significados importantes, que fazem todos os pernambucanos, inclusive os que não são da Zona da Mata, orgulhosos de nossos antepassados, e de nós, os que continuamos a manter o patrimônio cultural que herdamos.

É dessa época do final da Quaresma que surgiu uma brincadeira conhecida como o Boi de Páscoa. Como a festa de Páscoa lembra a ressurreição de Jesus, para comemorar essa alegria é que começou a aparecer e a dançar na frente das igrejas de nossa região o Boi de Páscoa. Como foi na cidade de Timbaúba e em outras. Pode ser que esta brincadeira seja uma simplificação da brincadeira do Bumba meu Boi, uma brincadeira que simboliza a morte de um boi, cujo seu corpo repartido pelos que participam da festa: ficando um com a cabeça, outro com peito, outro com a rabada, etc. A divisão que se faz do boi lembra que vamos ter a verdadeira páscoa quando não houver mais fome, quando todos os que trabalham sejam respeitados e a festa será permanente, sem ninguém dominando outra pessoa.

O Programa Canavial deseja, a todos, uma Feliz Páscoa.

Representação da Ressureição - Festa da Vida

Representação da Ressureição - Festa da Vida

Texto escrito para os programas dos dias 2 e 3 de abril de 2010.

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me