História e Canavial |

abr/10

25

O Método Canavial

 

 

Sala de Informática no Ponto de Cultura Estrela de Ouro

Sala de Informática no Ponto de Cultura Estrela de Ouro

O MÉTODO CANAVIAL, UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL.

 Severino Vicente da Silva

Caros ouvintes

 

São muitos os produtos que os homens e mulheres livres podem criar ao tocar na terra, colaborando com a natureza, organizando a sua vitalidade e a sua fecundidade. Muito antes que o Brasil viesse a ser o que hoje ele é, nossos avós indígenas criaram meios e objetos para tirar dos rios os peixes que a natureza criava; também inventaram técnicas para acompanhar as caminhadas dos veados, das capivaras, onças, macacos e pássaros para caçá-los e fazer deles seus alimentos e, de maneira semelhante souberam olhar os vegetais e descobrir quais as que poderiam servir como alimentos e quais as que poderiam servir para fazer vestuários e moradias. E foi assim que nossos avós desenvolveram técnicas para usar o timbí  para a pesca, a cultivar o algodão para tecer as tangas, cuidar das palmeiras para fazer as redes, tirar o veneno da mandioca para dele fazer a farinha, beijus e tapiocas. E tudo isso foi repassado, geração após geração, até chegar a nós. Ou seja, nossos antepassados desenvolveram um método para aprender e dominar a natureza e também o método de transmitir, ou seja, ensinar o que inventaram aos seus filhos e eles passaram esse conhecimento, essas técnicas que nós usamos ainda hoje.

Este é o grande segredo dos homens e das mulheres: inventar um jeito de saber fazer os objetos que precisa; criar uma maneira de transmitir o que já sabe e aprender fazer. Por isso é que se diz que os homens e as mulheres são seres culturais, animais criadores de cultura. Também nos engenhos houve criação e transmissão de cultura, mas, diferente dos nossos antepassados índios, o que se aprendia nos engenhos não era ensinado a todos e, quem queria o que era produzido nos engenhos de açúcar e nas usinas tinha que pagar. E foi para mudar um pouco essa situação que o Movimento Canavial foi nascendo. Foi a partir da experiência que Afonso Oliveira foi tendo com os caboclos dos maracatus de baque solto, e, n Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança foi sendo criada uma Usina Cultural, lugar que atraiu pessoas que querem aprender como melhorar a produção cultural. E seguindo o modo dos nossos antepassados índios, neste sábado, estará sendo realizado o lançamento do livro O MÉTODO CANAVIAL: UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL. Nesse livro ele conta como aprendeu a fazer produção cultural e, como nossos avós, à medida que nos conta, ele nos ensina como fazer.

Na Usina Cultural Estrela de Ouro

Na Usina Cultural Estrela de Ouro

Esse é o seu método, ou seja a sua maneira de fazer, o caminho que todos fazemos para aprender e, do jeito que aprendemos, nós ensinamos. O segredo de Método Canavial é: aprenda com os outros, ensine o que aprende e faça isso como um índio velho que conversa com o seu neto.

 

Texto escrito para os programas 23 e 24 de abrl de 2010

No tags

No comments yet.

Leave a Reply

<<

>>

Theme Design by devolux.nh2.me