Archive for January, 2011

Mudanças no Ponto de Leitura e na Chã de Camará


2011
01.28

Danielle Marinho - Agente Cultura Jovem, na Oficina de início do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança

Quando nós iniciamos a pensar e viver o projeto Leitura no Ponto, uma das atividades do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, desejávamos promover o gosto da leitura e o prazer de ficar com o livro na mão, passar uma folha de cada vez, ou mesmo muitas ao mesmo tempo, alimentando os olhos de imagens e a cabeça de viagens. Ah! A gente desejava isso para as crianças da Chã de Camará e também para os jovens adolescentes que agem como monitores/educadores. E isso vem acontecendo.

Amélia Patrícia, aliancense, que durante quase dois anos, todos os sábados acompanhava as crianças, especialmente os mais novos, agora está completando o curso de Pós-Graduação latu-senso em Letras; Danielle Marinho que, como Amélia Patrícia fez parte do primeiro grupo de Agente de Cultura Viva, e fez parte do Coco Popular de Aliança, ficou um ano conosco, a cada sábado promovendo a sociabilidade com as crianças que fazem parte de nossos sábados, nos deixou recentemente para formar a sua família. Estamos muito contentes com esse novo período de sua vida, e desejamos que ela seja feliz e transmita para seus filhos a energia, a delicadeza e alegria de viver que fazem parte do seu caráter.

Daniela Maria e Danielle Marinho

Mas esse comentário de hoje é para celebrar duas de nossas educadoras: Érica e Daniela Maria. Érica é também a Rainha do Maracatu Estrela de Ouro. Ela aceitou o convite para substituir Amélia Patrícia, disse que não tinha muito jeito, mas que iria fazer o possível para ajudar as crianças. Consigo trouxe Daniela. Duas amigas moradoras do Bairro da COAHB de Aliança que, não apenas nos sábados, mas em outros dias da semana passaram a organizar a Biblioteca Mestre Batista e ficar à disposição para atender as crianças e os visitantes. Começaram a aprofundar o gosto da leitura, das poesias, dos romances, do debate sobre os filmes e, passaram a entender que não haviam “terminado” os estudos, que é o que costumam ensinar às camadas mais pobres. Érica e Daniela decidiram que deviam fazer um curso superior e agora são alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Goiana. Em uma reunião de avaliação elas disseram que descobriram que é muito bom ser professora.

Érica Maria como Rainha do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

Parabéns Érica e Daniela. Vamos continuar a estudar e a gostar de cada vez mais de ter vocês como parte essencial de nossa equipe do Ponto de Cultura e do Ponto de Leitura Estrela de Ouro de Aliança.

Severino Vicente da Silva