Archive for May, 2011

A Páscoa e a natureza


2011
05.07

 

Na programação do Ponto de Leitura Estrela de Ouro de Aliança, o mês de abril foi dedicado a debates sobre o meio ambiente. Os três grupos, formado por pessoas de idades semelhantes, leram e debateram sobre o assunto. Assim ocorreram debates sobre desmatamentos – tem uma história de um homem que produz desertos desde pequeno -; sobre a importância das águas na vida da gente. Um grupo resolveu fazer algumas pinturas a respeito da vida dos animais em extinção.

Mas a grande atividade ocorreu no último sábado de abril. Naquela tarde, após as leituras e as conversas, todos os mais jovens saíram, pelo terreiro do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, local onde funciona o Ponto de Leitura, recolhendo o lixo que ali existia. Foi uma brincadeira séria e interessante, porque ninguém gosta de viver no lixo. Somente as baratas, os ratos e outros animais que distribuem doenças.

Mas enquanto os mais jovens estavam no terreiro, enquanto estavam limpando o quintal, os adolescentes estavam discutindo e escrevendo o cabeçalho de um “abaixo assinado” e, durante a semana, eles iriam nas casas da comunidade para que os adultos assinassem o pedido para que a prefeitura estabeleça o calendário de recolhimento do lixo na comunidade de Chã de Camará.

Naquele sábado, também nós fizemos a festa de páscoa, porque uma família da cidade de Goiana ofereceu bolos para o lanche das crianças. Para nós foi muito bom porque a festa de páscoa é a festa da vida e, quando a gente cuida da natureza a vida se renova com mais facilidade.

A festa da páscoa foi um bom momento para fortalecer a idéia de que a vida deve ser preservada.