Archive for November, 2011

Um pouco do que eu gosto


2011
11.19

Oi MEU NOME É ANDREIA DA SILVA MARQUES, TENHO 12 ANOS DE IDADE, EU MORO EM CHÃ DO CAMARÁ.
EU GOSTO MUITO DE POESIA.

MINHA AMAZONIA É AQUI é uma poesia que eu gosto, ela foi escrita por Alberto Oliveira. Ele começa com um verso de Frederico Garcia Lorca
“O POETA É UMA ÁRVORE COM FRUTOS DE TRISTEZA
E COM FOLHAS MURCHAS DE CHORAR O QUE AMA”

VERDE EU TE QUERO AQUI,
ALI É MUITO DISTANTE…
IPES ROXOS AMARELOS
CÉU NA CIR DE DIAMANTE
COM LEVE AZUL POR DO SOL
SONHANDO NOITE BRILHANTE…
VERDE EU TE QUERO AQUI
SEM TANTO CANAVIAL…
UM MAR DE FOLHAS VOANDO
SEM QUE SE CHEGUE AO FINAL
SÓ MINHA PALAVRA CEGA
BUSCANDO BÚSSOLA E SINAL…
VERDE EU TE QUERO AQUI
COMO A SEIVA E SEMENTE…
TUA LEMBRANÇA E SAUDADE
GUARDADAS NA MINHA MENTE
BARAÚNA E AROEIRA
EM FOTO DE ANTIGAMENTE…
VERDE EU TE QUERO AQUI
JUZEIRO E JATOBÁ…
SUSSURRO DE RIACHINHO
CANÁRIOS NO SEU CANTAR
CRIANÇA SE LAMBUZANDO
SAPOTI, PINHA, CAJÁ…
VERDE EU TE QUERO AQUI
PELAS ESTRELAS VOANDO…
E ANTE À DEVASTAÇÃO
TERMINO O VÔO CHORANDO
SOU MEDIUM DA NATUREZA
COM MEU VERSO AMARGURANDO
VERDE EU TE QUERO AQUI
PRECISO TE RESPIRAR…
VERDE VIDA PARA SEMPRE
VERDE VENTO PELO AR
NA DISTANTE AMAZÔNIA
E AQUI NO MEU LUGAR.

Eu escolhi essa poesia de cordel porque ela fala muito da natureza, das cores e ele quer muitas árvores no lugar onde ele vive.

Postado por Biu Vicente

Gabi


2011
11.12

Gabi veio me procurar e pediu para dizer um pouco do seu sentimento no Ponto de Cultura e na BiBlioteca Mestre Batista
eis o que ela disse:

Sou Gabi, meu nome completo é Gabriela Estéfano Meneses de Moura, moro na Chã de Camará, tenho 11 anos e estuda no Quinto Ano na Escola Municipal Chã de Camará. Gosto de estudar, de brincar. Gosto de jogar futebol. A minha professora é Ana Alice e ela passa tarefas de português, Matemática, Ciência, Geografia, História, Inglês, Religião e Redação.
Todos os sábados eu vou ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro, vou estudar com as professoras Wanessa e Manuela, e conheço as professoras Daniela e Érica. Também conheço os professores Biu Vicente e Ederlan. Gosto muito de ler livros da Biblioteca Mestre Batista. Outro dia li um livro das cem melhores poesias brasileiras. Outra atividade que faço é dançar no Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, saio como uma índia.

A minha vida muda quando estou no Ponto de Cultura Estrela de Ouro porque fico feliz.

Prof. Biu Vicente

Um pouco de Milena


2011
11.12

Hoje quem conta um pouco sobre o Ponto de Leitura é Milena. Ela ficou me dizendo as palavras e eu fui escrevendo, ajudando a dar forma. O Importante é o texto dela

UM POUCO DE MILENA

Meu nome é Milena Rosângela Nunes do Nascimento, eu tenho doze anos de idade e moro Assentamento Margarida Alves, que fica em Aliança. Eu tenho cinco irmãos. Meu pai ele toca “mineiro” no Terno do Maracatu. Eu estudo na Escola Municipal Chã do Camará, faço a terceira série. Eu faço tarefas de matemática, português e levo tarefa para fazer em casa.

Aos sábados vou para a sede do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, onde funciona a Biblioteca Mestre Batista que faz parte do Ponto de Cultura. Eu venho com meus irmãos Maria José que é conhecida por Nana, e Breno. Na Biblioteca eu encontro Manuela e Érica e Daniela que são as orientadoras.
Hoje eu fiz desenhos de gato, rato e manteiga e depois pintei. Isso fez parte uma história sobre um Gato e um Rato. Foi uma história em o Rato enganou o Gato. o rato dizia que ia para uma festa, para enganar o gato. O rato dizia era a festa dos sobrinhos que se chamava Média, Pouquinho e Vazio. Na verdade o Rato comia a manteiga e Médio era quando o pote de manteiga estava pela metade, Pouquinho era quando ainda havia manteiga e vazio quando já não tinha nada.
Eu tenho uma carteirinha da Biblioteca Mestre Batista, ela serve para tomar livro emprestado e levar para ler em casa. Todos os sábados eu levo um livro e devolvo no sábado seguinte. Já levei para ler em casa a revista do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

prof. Biu Vicente