Pequeno Relatório

2010
12.18

 

Severino Vicente da Silva

Posando em momento para o futuro

 

Ao longo deste Ano da Graça de 2010, o Ponto de Leitura Estrela de Aliança cresceu em experiências que enriqueceram a todos os que participaram das atividades. Neste ano estiveram conosco crianças a partir de 3 anos até jovens de 15 anos. Totalizaram 43 os que freqüentaram as atividades dos sábados.

Sentados para o mamulengo

Meninos, meninas, moças e rapazes foram acompanhados por Érica, Daniele Maria, Daniele Marinho, Rafael, Patrícia, Edilson, e Rogério sob a supervisão de Wanessa e Ederlan. Motivos diversos afastaram dos trabalhos Patrícia e Daniela Marinho, mas continuamos lendo livros, contando histórias, vendo filmes, fazendo desenhos, deixando a imaginação e as personalidades crescerem enquanto os corpos verticalizam, como as plantas que buscam o sol.Ccorrendo no terreiro

Em vários momentos o grupo recebeu a ajuda de Bárbara e Amélia. Essas duas estiveram ativamente no grupo em 2009, mas as atividades de uma nova profissão e aperfeiçoamento nos estudos as afastaram das atividades semanais, mas elas não perderam as festas e “Caminhos do Canavial”. Esta atividade fez parte do Festival Canavial e é um Ônibus Biblioteca que visitou povoados de Vicência, Nazaré da Mata, Condado e Aliança.

Bárbara, Wanessa e Amélia

Naqueles lugares ocorrem contação de histórias, apresentação do Cavalo Marinho Estrela do Amanhã, formado por adolescentes de Condado. Acompanha o ônibus o Mamulengo Flor do Jasmim, do Mestre Calou de Vicência. E ainda teve a palestra do cordelista José Costa Leite, que conta a sua vida e lê suas histórias para as crianças.

A Biblioteca que anda

No Ponto de Leitura algumas datas foram de festa, como o Dia de Cosme e Damião, o dia das Crianças, a Festa de São Pedro e também vamos ter uma festa no Natal, aproveitando para tirarmos um período de descanso. É que o Ponto de Leitura Estrela de Ouro faz parte do Ponto de Cultura Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e, agora começa o tempo de se preparar para o carnaval.

 A nossa biblioteca funciona na casa sede do Maracatu e do Ponto de Cultura 

Estrela de Ouro de Aliança que, neste período começa a receber as roupas dos caboclos, das baianas, e de todos os personagens que fazem o mais belo maracatu de baque solto de Pernambuco, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, fundado pelo Mestre Batista, aqui na Chã de Camará em 1966.

Refletindo as ações

Tags: , ,

3 Responses to “Pequeno Relatório”

  1. Geovanni Cabral says:

    É com muita satisfação que vejo esse trabalho e perceber que diante de tantas controvérsias a cultura popular e suas manifestações permancem vivas e lutam a cada dia por sua sobrevivência. O apoio de Biu Vicente e seu olhar para esta comunidade é de fundamental importância, pois desvenda histórias, culturas e vidas. Sei que em breve estarei passando por estas terras em busca de entender melhor esse campo da cultura, o povo e sua história. Portanto, parabéns a todos que fazem esses trabalhos. Ao Severino Vicente por seu olhar e iniciativa.

  2. valéria says:

    Parabéns a todos que mantém vivo o ponto de leitura Estrela de Ouro. Que em 2011 as atividades sejam mantidas e alimentadas.

  3. Cristian A. da Silva says:

    Estive em Chã de Camará por duas vezes, durante o curso de Gestão e Elaboração de Projetos Culturais levada pelo Profº Afonso Oliveira, confesso que fiquei encantada com a beleza do lugar e principalmente com o trabalho que se fazia ali naquele local.Trabalho esse que vai além da preservação das manifestações culturais, é um trabalho até certo ponto simples, mais inovador, senti desejo de levar alguns amigos meus que são educadores, para ver como é simples,prazeroso e possivel trabalhar educação e, através dela fortalecer a cultura.Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho.

    Felicidades e vida longa ao projeto e a todos que nele estão envolvidos!

Sua Resposta