Como começou

2010
05.02

 

Pintando os sonhos - Foto de Biu Vicente
Pintando os sonhos – Foto de Biu Vicente 

 

O Ponto de Leitura Leitura no Ponto tem uma origem longa. Essa história de a gente se encontrar aos sábados começou com um grupos de jovens estudantes da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata. Eram estudantes de História, em sua maioria, mas havia gente de Geografia. Eram doze rapazes e moças. Havia grupo de alfabetização de adultos, grupo de estudos para fazer exames supletivos, grupo de mulheres e também as crianças, e para essas havia atividades de recreio e estudos. E tudo isso ligado à Biblioteca Mestre Batista. Depois de um tempo, por razões diferentes, os grupos foram diminuindo de atividades, embora as mulheres houvessem criado interesse por artesanatos. Mas as crianças ficaram e era importante que o Ponto de Cultura Estrela de Ouro não perdesse contato com as crianças.

Preparando outro sonho - foto de Biu Vicente
Preparando outro sonho – foto de Biu Vicente 

O entusiasmo de Wanessa e Bárbara foi importante. Então foi apresentado um projeto para a Fundarpe com o nome Leitura no Ponto que foi aprovado e o entusiasmo cresceu porque a gente recebeu a presença de Emília e também Patrícia. Depois, a gente teve a alegria de receber o prêmio da Biblioteca Nacional, reconhecendo o trabalho como PONTO DE LEITURA e como parte do Sistema Nacional de Bibliotecas. Ganhamos computadores, livros e estantes. E depois vieram os brinquedos.

Wanessa, as crianças e uma caixa de leituras - Foto de Biu Vicente
Wanessa, as crianças e uma caixa de leituras
 Foto de Biu Vicente 

Todos os sábados o Terreiro do Ponto de Cultura Estrela de Ouro tem a cara do Ponto de Leitura Estrela de Ouro, um lugar que é o ponto de encontro dos pequenos caboclos e caboclas que brincam e fazer crescer a alegria, a inteligência e a amizade.

Texto escrito pelo prof.  Severino Vicente da Silva

Sua Resposta