25 de junho – recriando a alegria das tradições

2011
06.28

 

Vem se tornando uma tradição na Chã de Camará, espaço geográfico onde está posto o Ponto de Leitura e, nele, o Projeto Leitura no Ponto, a festa neste mês de junho. Como faz parte do Ponto de Cultura Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, a festa que fazemos aqui é uma atualização das festas que eram organizadas pelo MESTRE BATISTA, fundador do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, organizador de Cavalo Marinho que tinha Biu Roque, Biu Alexandre, Luiz Paixão, Zé Duda, Mané Salustiano e outros que ali aprenderam os segredos da cultura da Mata Norte.fazendo amizade com o livro

As festas são a manutenção da Chã de Camará como Ponto de Cultura em funcionamento desde os anos cinqüenta. A novidade é que agora é, faz dois anos, um PONTO DE LEITURA, com a Biblioteca Mestre Batista que, entre março de 2010 e abril de 2011, emprestou 273 livros a mais de cinqüenta leitores inscritos. E a maior parte desses leitores está na faixa dos cinco aos 16 anos de idade, todos moradores das cercanias.

na direção da panela

Neste mês de junho repetimos a construção e queima de uma fogueira, acompanhada da dança de quadrilha, quebra panela, pescarias, correrias, liberdade de movimentos, queima de fogos de artifícios e o desafio de um pau-de-sebo. E canjica, pé-de-moleque, cocada, milho cozinhado, mungunzá. Isso foi possível com a criatividade das jovens (Daniele, Érica, Josilene, Manuela, Wanessa) e dos jovens (Ederlan, Rogério) educadores que a cada sábado acompanham as quatro dezenas de crianças e jovens que freqüentam a nossa Escola Maria Sebastiana da Silva. E teve a participação do Mestre Pai Mário, que é o Rei do Maracatu; de Mestre Luiz Caboclo e do Mestre Biu Do Coco. E também os pais e mães das crianças e jovens.

A festa aconteceu no dia 25 de junho, começou logo depois do almoço e foi até depois do por do sol.

 

Textos e fotos de Biu Vicente

Tags: , , , ,

Sua Resposta