Festa Junina no Ponto de Leitura

2010
06.29

Pelo segundo ano, crianças, jovens e adolescentes que freqüentam o Ponto de Leitura Estrela de Ouro de Aliança realizaram a uma festa junina.

A festa acorreu no sábado, dia 26 de junho e este ano contou com a dança e apresentação de uma quadrilha, iniciativa dos freqüentadores da Biblioteca Mestre Batista.

Ente as brincadeiras uma das que mais alegrou foi a Dança das Cadeiras, repetida quatro vezes, pois todos quizeram participar.

A Dança das Cadeiras - Well, Erica e Wanessa observando as crianças. Foto de Biu Vicente

A preparação da festa ocorreu desde a última semana do mês de maio. A orientação dos ensaios foi realizada por Patrícia, Agente Cultura Viva, e contou com a colaboração de Erica e Danielle, bem como a participação de Wellington e Edilson.

Wanessa, que a cada sábado lidera as atividades recreativas e educativas, tomou a liderança da preparação das comidas.

Mas a tarde começou com a Quebra Panela, muito disputado. A armação se deveu ao trabalho conjunto de Edilson e Wellington. A foto abaixo corresponde ao momento imediatamente anterior à Quebra da Panela.

Quebra Panela - Festa Junina no Ponto de Leitura - Foto de Biu Vicente

Quebrando a Panela - Foto de Biu Vicente

Assim, no início da tarde, o sábado que é sempre de estudo, brincadeira e alegria, ficou mais vivo na Chã de Camará. Foi armado um belo Quebra Panelas, foram realizadas brincadeiras, as quais tiveram como prêmio o prazer de brincar e de ganhar a brincadeira.

Um dos momentos mais engraçados foi formação de duplas que, presas por um cordão, deviam superar a tarefa de andar cerca de cinco mestros. Quando se descobriu que a melhor maneira era saltando em conjunto, tudo parecia ser uma brincadeira de Saci, esse ser encantado de nossas matas, de nossa tradição indígena.

Brincando de Companheiro Saci - Foto de Biu Vicente

Saltando como Saci - foto de Biu Vicente

Depois veio a dança da Quadrilha e os comes e bebes: pipoca, mungunzá, milho cozido e canjica. E forró.

Patrícia e Daniele organizando a mesa

Patrícia e Daniele organizando a mesa - foto de Biu Vicente

 Foi muito bom a presença das mães das crianças e  dos jovens freqüentadores do Ponto de Leitura. A presença delas ajuda e anima os Educadores e os Agentes de Cultura.

 

Dançando o Serrote: Alegria e seriedade na dança coletiva, que ajuda a compreensão dos movimentos e da colaboração na vida.

O Serrote - foto de Biu Vicente

Foi uma tarde muito animada e que continuou até o apagar da fogueira.

Fogueira na Festa do Ponto de Leitura - foto de Biu Vicente

Texto escrito por Severino Vicente da Silva

One Response to “Festa Junina no Ponto de Leitura”

  1. says:

    Oi Biu!
    Que trabalho MARAVILHOSO!!! Navegando pelo seu mundo virtual nos deparamos com uma realidade cultural sem tamanho. Gostaria de um dia conhecer e colaborar de alguma forma desses seus projetos. Profª Luci Lima (A antiga Mª Antonieta do Orkut) rs…

Sua Resposta